Ano novo chinês 2024 – Ano do Dragão de madeira (mù lóng, 木龙)

Há mais de quatro milênios, o Ano Novo Chinês, também conhecido como Ano Novo Lunar, Festival da Primavera ou chūn Jié (春节) é celebrado na China desde a dinastia han (202aC a 220 dC), tornando um dos maiores eventos culturais no país. Foi o imperador yú shùn (虞舜) quem iniciou essa tradição com intuito de incentivar os trabalhadores a adorarem o Céu e a Terra.

Ler mais

Quantos litros de água você bebe por dia?

Por Fernando Davino

A água é a solução fundamental para a vida, o meio em que todos os processos metabólicos ocorrem, a via em que as interações acontecem, o fluxo de intercâmbio contínuo entre os meios interno-externo.

Em média todos os adultos precisam beber cerca de 2 litros de água por dia, no entanto essa quantidade é uma estimativa. Isso porque a quantidade exata de água que cada pessoa necessita ingerir diariamente varia de acordo com o peso, idade, estação do ano e outros fatores, como prática de atividade física, por exemplo, já que durante o exercício se perde mais líquidos através do suor, sendo necessário consumir mais água.

Ler mais

Medicina tradicional e neurologia na China: reflexões para o sistema de saúde público brasileiro

Por Fernando Davino

 Resumo 

Introdução. A medicina Tradicional chinesa foi incluída no Sistema Único de Saúde brasileiro, e no setor de investigação de doenças neuromusculares da Unifesp, sendo objeto de pesquisas desde 2003. Atualmente, a China integra a medicina ocidental e chinesa, incluindo em neurologia.

Objetivo. Descrever o sistema de saúde chinês; a medicina integrativa (medicina tradicional chinesa e ocidental) e a neurologia na China, bem como o processo de formação profissional em medicina.

Ler mais

Prevenção ao suicídio

Por Fernando Davino

“O suicídio é um fenômeno complexo e multifacetado, que pode afetar indivíduos de diferentes, origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero. Dentre as intervenções universais de prevenção do suicídio, destacam-se as relativas à restrição aos meios de suicídio (controle de armas de fogo e de acesso a agrotóxicos), a redução do uso prejudicial de álcool e outras drogas e a conscientização da mídia para comunicação responsável sobre o tema.”

Ler mais

Outono na perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa

Por Fernando Davino

O sol já não fica tão forte, os dias começam a diminuir e o frio aumenta com o passar dos meses. O outono é uma estação considerada de transição de um tempo quente de verão para o frio de inverno e isto significa mudança na natureza. Mas o quanto esta mudança de estação influência no nosso cotidiano?

De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, os seres humanos são considerados microcosmos inseridos no macrocosmo (universo). A relação entre o macro e o micro faz com que estejamos sujeitos aos mesmos ciclos da natureza. Isto é, o que acontece no meio externo, também acontece no nosso interior, em nosso corpo, mente e emoções. É muito construtivo buscar entender as estações para se permitir fluir conforme o ciclo natural das coisas. 

O outono acaba de chegar! Se estivermos conscientes daquilo que ele traz, poderemos desfrutar dessa estação de forma saudável e harmônica.

Ler mais

O ouro-pretano Fernando Davino é o mais novo mestre pela Universidade de Medicina Chinesa de Pequim – BUCM.

Por Ina Karam

Jornal Tribuna Livre

Ano XXI – Edição 1552, Julho de 2016

“Minha mãe foi sempre minha grande incentivadora. Nunca me deixou faltar às aulas e mesmo muito atarefada ela sempre nos mostrava a importância do estudo. Nunca me esqueci dela me contando que quando jovem andava 13km da fazenda até a escola para estudar e que foi privada dos estudos por estar se tornando “mocinha”. Este ano é um ano de números: 10 anos de formado pela cooperação acadêmica IMAM-BUCM, 10 anos de China, 40 anos de idade, 60 anos da Beijing University of Chinese Medicine e 80 anos da minha mãe, que é a quem eu dedico esse diploma, essa vitória. 

Lidar com ser humano é mais delicado e requerer destrezas que a vida me ensinou durante o caminho. Arrisquei sim, porque não sabia o peso a carregar, mas nasci forte, cresci forte e com essa força fui grande o suficiente para aguentar a dor da distância, o descaso de muitos e a maldade de alguns. Aprendi errando, caindo e continuando, mas hoje eu sei caminhar nas trevas e o que me fazia medo ontem, hoje me teme. Nasci forte, cresci forte e vou morrer forte”.

Ler mais

Um profissional da Medicina Chinesa

Por Ina Karam

Jornal Tribuna Livre

Ano XXI – Edição 459 Junho de 2012

“Querida família, ontem foi um dia mágico, algo marcante em minha vida! Me formei. Foram 6 anos de luta, podem acreditar, eu lutei muito, passei por poucas e boas, tive sensações que poucos teriam coragem de enfrentar: medo, solidão, frio, calor, fome… mas como disse bem o velejador Amir Klink: “Um homem precisa viajar por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob seu próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”.

Ler mais

Estagiário de Medicina Tradicional Chinesa pretende levar habilidades ao Brasil.

Por Tracie Barrett (China Daily)

http://www.chinadaily.com.cn/weekend/2014-11/22/content_18958676_4.htm

Fernando Davino, um estudante de pós-graduação de Medicina Tradicional Chinesa, realiza acupuntura em um paciente no Hospital de Acupuntura e Moxabustão da Academia de Ciências Médicas da China (CACMS).
[Foto por Bruno Maestrini/China Daily]

Muitos pacientes em Pequim ficam surpresos e até chocados quando encontram pela primeira vez um especial praticante da medicina tradicional chinesa.

“Laowai! Laowai!” eles frequentemente susurram, como se houvesse alguma dúvida de que o interno musculoso de 38 anos, que é mais alto que a maioria de seus pacientes em seus 1,87 metros de altura, poderia ser qualquer coisa, menos um estrangeiro.

Ler mais