Acupuntura dói?

Por Fernando  Davino Alves

Vou tentar lhe responder essa pergunta com outras perguntas:

Se você pisar no prego dói?


Se você ficar doente e tiver que tomar injeção dói?

Pois bem, nosso corpo é a mais incrível máquina que jamais iremos criar. Ele é tão inteligente, que apresenta um sistema de defesa, onde seu alarme é a dor. A dor nos indica que algo errado está acontecendo e se de alguma forma nosso sistema de defesa estiver falhando, você ao pisar no prego ou ao receber uma injeção não irá sentir dor. A dor varia de pessoa para pessoa, indo de uma pessoa pouco sensível a outra muito sensível, por isso foi criado a Escala Visual Analógica (EVA), onde o paciente pode indicar de 0 a 10 o nível de sua dor.

A dor também varia de uma área para outra no corpo, sendo as áreas mais inervadas, como mãos, pés, face e área genital, representadas no Homúnculo de Penfild, as áreas mais dolorosas.

Homunculo de Penfild

Na acupuntura, assim como o ato de pisar no prego ou receber uma injeção você está penetrando o sistema de defesa do corpo, mas sabe qual a diferença? Na acupuntura utilizamos diversas técnicas e para cada técnica é utilizado um tipo de agulha.

9 agulhas antigas

Das 9 agulhas antigas a mais utilizada atualmente é a agulha de número 7, ou agulha fina, e esta agulha de acupuntura tem o diâmetro 10 vezes menor que uma agulha de injeção, um pouquinho maior que um fio de cabelo.

Comparando o calibre de uma agulha de acupuntura

Deve ser ressaltado que nós acupunturistas também somos treinados a fazer inserções rápidas, precisas e inteligentes ao ponto de tapear o sistema de defesa do paciente. Por outro lado, devemos lembrar que existem outros tipos de agulhas: agulhas que perfuram, agulhas que massageiam, agulhas que sangram, agulhas que cortam e até agulhas de fogo. Também existem técnicas em que o estímulo é mais forte, como por exemplo a técnica acordar a mente e abrir orifícios ou como é chamada em chinês: 醒脑开窍 (xing nao kai qiao). Nesta técnica muito utilizada por exemplo em sequelas do Acidente Vascular Encefálico (AVE), a dor pode ser um alerta, um estímulo para que seu corpo volte a fazer conecções e funcione. 

Então, depois de tudo que eu lhe disse, eu refaço a pergunta: Acupuntura dói?


Facebooktwitterlinkedinmail

Comentário (2)

  • Edilaine Aparecida| 24 de março de 2020

    Aqui é a Edilaine Aparecida, eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

    • admin| 28 de maio de 2020

      Olá Edilaine, ficamos felizes em saber que gostou de nosso artigo. Em breve novos conteúdos, fique de olho!

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *