Técnica ILIB modificada
Por Fernando Davino
ILIB é uma sigla originária da língua inglesa que significa “irradiação intravascular do sangue pelo LASER”.
Inicialmente realizada em 1923 por cientistas americanos, com a intenção de eliminar através da irradiação do sangue, substâncias infecciosas do organismo. Naquela época ainda não existia aparelhos de laser, eles utilizavam uma fonte de luz UV.
O uso do laser como substituto do UV começou na década de 70 na União Soviética. Nesta época o sangue era irradiado dieretamente através de catéteres (invasiva).
Outros benefícios:
- Estimula a produção de prostaciclinas, que produzem a antiagregação plaquetária, permitindo maior fluidez do sangue. Melhora a capacidade hemorreológica das hemácias, cicatrizante, vasodilatador e analgésico
- Aprimora a cascata de ácido araquidônio, produzindo efeitos antinflamatórios.
- Melhora a oxigenação e estimulação de prostaglandina, que diminui a dor e estimula o aumento de serotonina, que gera o bem estar.
- Auxilia no combate dos sintomas da TPM, estresse, enxaquecas e dores em geral.
Vantagens da técnica:
- Indolor
- Não invasivo
- Sem efeitos colaterais
- Rápido resultado clínico
- Efeito sistêmico
Contra-indicações:
- Paciente gestante
- Portador de marca-passo
- Paciente com glaucoma
- Portador de TVP (Trombose Venosa Profunda)
A técnica ILIB modificada é aplicada em 3 principais cenários:
- Potencializa o tratamento local que esteja sendo realizado no paciente: se além do tratamento local realizado no paciente também for aplicado a terapia ILIB, haverá uma melhora na resposta celular de todo o organismo, e principalmente, do tecido alvo de tratamento. Portanto a melhora na resposta final é resultado da junção de efeito local com o efeito sistêmico.
- Tratamento de patologias sistêmicas: com o aumento da imunidade e energia para células de defesa, além do combate dos radicais livres, haverá melhora na qualidade de vida e diminuição dos sintomas em pacientes com diabetes, colesterol elevado, pressão alta, menopausa, asma, bronquite, psoríase, entre outros.
- Promoção da saúde e bem estar: pessoas que estejam passando por tratamento local específico ou que não tenham patologias sistêmicas também podem se beneficiar dos efeitos da Terapia ILIB. Quando aplicado no paciente “saudável” mantém a imunidade alta evitando aparecimento de doenças, além da melhora da qualidade de sono e no tratamento da insônia, aumenta a disposição para dia a dia, acelera o metabolismo, melhora desempenho esportivo, diminui a fadiga muscular e cansaço, previne lesões e promove o efeito antienvelhecimento deixando a pele mais jovem e saudável.
Soro da Juventude
Para fins estéticos, o ILIB traz benefícios como rejuvenescimento, pois combate todos os radicais livres do organismo e promove o efeito de antienvelhecimento, conhecido como “Soro da Juventude” a laser, e é extremamente relaxante, pois uma onda de energia percorre os meridianos do corpo, e como visto acima, pode ser utilizado como complemento e potencializados de qualquer protocolo de tratamento estético.
Protocolo de tratamento
Para execução da técnica ILIB e correta aplicação, é necessário iniciar com a localização da artéria radial do paciente, após localizada, deve-se acoplar a pulseira ao punho do paciente de bodoque a abertura metálica da pulseira esteja posicionada sobre a artéria radial. A pulseira deve estar bem fixada e não deve haver folgas para que o aplicador fique bem posicionado e não se movimente durante o tratamento. Importante que o paciente esteja em uma posição confortável já que a emissão ocorrerá em 30 minutos ou mais.
Aplicação da técnica
A técnica consiste de 4 sessões, uma por semana. Na primeira sessão junto à acupuntura aplicamos a Técnica ILIB com o tempo de 30 minutos. Adicionamos 5 minutos a cada uma das próximas 3 sessões da Técnica ILIB até chegar em uma aplicação de 45 minutos.
- 1a sessão: acupuntura + ILIB 30 min (1800s)
- 2a sessão: acupuntura + ILIB 35min (2100s)
- 3a sessão: acupuntura + ILIB 40min (2400s)
- 4a sessão: acupuntura + ILIB 45min (2700s)
* Referências:
- Curso de eletroacupuntura e laseracupuntura do Prof. Fabio Athayde
- Site da Ecco Fibras: www.eccofibras.com.br