Laser Acupuntura e Laser Terapia
Por Fernando Davino
LASER é uma sigla originária da língua inglesa que significa “ampliação de luz por emissão estimulada da radiação”
O Laser está de acordo com as bases da teoria do “Princípio Físico da Emissão Estimulada”, proposto por Albert Einstein em 1917. O primeiro aparelho colocado em ação foi o de Bastão de Rubi, um Laser de alta potência, destrutivo ou cirúrgico, construído por Townes e Maiman, no Hospital Presbiteriano de Nova York, em 1951. Sinclair e Knolladaptaram o laser de baixa potência a prática terapêutica em 1965. Nesta mesma época Paul Nogier, médico e acupunturista, já utilizava estímulos luminosos para diagnóstico e tratamento na orelha e corpo. Desde então, a utilização do Laser vêm aumentando em várias esferas da medicina, tanto em procedimentos cirúrgicos como em terapias.
O laser terapêutico ou laser de baixa potência ou ainda de laser de bioestimulação, é o Laser que pertencem a categoria 3b, onde sua potência pode chegar de 3 a 500mW e com aumento de temperatura aproximadamente de 1grau, logo não produz queimaduras ou cortes, como os Laser utilizados em cirurgias, os chamados Laser de alta potência. A sigla mais comum para designar o Laser Terapêutico é LLLT (low level laser terapy) ou “terapia de laser de baixo nível”. Dentre os Laser Terapêuticos mais comuns podemos citar o Laser Alumínio Gálio Arsenieto (AiGaAs) – 790nm, chamado Laser Infravermelho, e o Laser Alumínio Gálio Índio Fósforo (AiGaInP) – 660nm, chamado de Laser Vermelho.
A aplicação correta do laser no corpo humano desencadeia várias reações no organismo. A energia do laser é absorvido pelos tecidos e células, afetando diretamente o metabolismo celular via ativação da cadeia respiratória. O laser ativa a produção de ATP, a proliferação de fibras colágenas, formação de enzimas específicas, estimula a drenagem linfática e angiogênese, aumenta a síntese de DNA e proteínas. Assim, de modo geral, o laser pode ser usado para inflamação, alívio de dor e regeneração tecidual.
Na acupuntura podemos utilizar o laser de baixa intensidade e baixo efeito térmico para a estimulação dos pontos (tonificar, harmonizar e dispersar) – Laser terapia em pontos de acupuntura e para tratamento de todas as indicações da acupuntura clássica, porém sem agulhas – Laser acupuntura. A ausência de agulhas leva a um tratamento indolor e mais aceitável para quem tem aversão as agulhas, muito indicado também para crianças.
A acupuntura a Laser ou Laser acupuntura, é um ramo novo da terapia que tem proporcionados excelentes resultados para diferentes tipos de desequilíbrios energéticos.
– Vejamos abaixo algumas indicações:
- Pele: dermatose, herpes (labial, simplex, zoster), acne, eritema, inflamação, eczema
- Tecidos: cura e alívio de úlceras, pós operatório, pós-tratamento de feridas, cicatrizes
- Vasos: melhora da circulação sanguínea, melhora do sistema linfático, melhora de edema.
- Inflamação: alívio de inflamação, reumatismo
- Ossos / articulações: traumas, síndrome do túnel do carpo, dores articulares, fraturas, cicatrização, necrose óssea.
- Nervos: melhoria da condução do nervo, nevralgias, lesões, rupturas, neurite, paresia, neuralgia.
- Dor: redução da dor e alívio
- Odontologia: analgésica e anti-inflamatória, efeito trófico especialmente após a cirurgia.
– Vejamos abaixo algumas contra-indicações:
- Olhos
- Histórico de fotossensibilidade
- Sobre a glândula tireóide, glândulas endócrinas, testículos
- Após o uso de peeling químico (Ácido retinóico, Retinol, Vitanol-A, Tretoinina, Isotretoinina, antibióticos com tetraciclina…)
- Na região do câncer de pele
- Glaucoma
- Gravidez (região do abdome)
Na acupuntura podemos utilizar o estímulo luminoso do LASER substituindo as agulhas, assim extingue-se o temor natural de crianças ou de pacientes com fobia às agulhas, pois trata-se de um procedimento não invasivo e indolor. O LASER também age de forma conjunta com as agulhas potencializando os tratamentos.
No GUO YI TANG SPA estamos equipado com o aparelho ACUPUNTURE e o Dr. Fernando Davino qualificado pelo curso do Dr. Fabio Athayde.
* Referências:
- Curso de eletroacupuntura e laseracupuntura do Prof. Fabio Athayde
- Site da Ecco Fibras: www.eccofibras.com.br